segunda-feira, 2 de março de 2015

JOGO PARA UM PERCURSO – Elástico invisível (Inspiração e preparação)


Jogo para um percurso
ou elástico invisível
ou jogo de partículas que se movem no espaço


Inspiração:

No livro “WALKSCAPES – o caminhar como prática estética”, Francesco Careri apresenta o termo percurso como:
1- ação de caminhar/andar (o ato da travessia)
2- desenho/objeto arquitetônico (a linha que atravessa o espaço)
3- estrutura narrativa (relato do espaço atravessado)

“No último século o percurso (...) assumiu o estatuto de puro ato estético. Hoje se pode construir uma história do caminhar como forma de intervenção urbana que traz consigo os significados simbólicos do ato criativo primário: a errância como arquitetura da paisagem, entendendo-se com o termo paisagem a ação de transformação simbólica, para além da física, do espaço antrópico*”.
(*relativo ao período de existência da humanidade)

“O caminhar, mesmo não sendo a construção física de um espaço, implica uma transformação do lugar e dos seus significados. A presença física do homem num espaço não mapeado – e o variar das percepções que daí ele receba ao atravessá-lo – é uma forma de transformação da paisagem que, embora não deixe sinais tangíveis, modifica culturalmente o significado do espaço, e consequentemente, o espaço em si, transformando em lugar. O caminhar produz lugares”.

WALKSCAPES – o caminhar como prática estética
Francesco Careri

Delirium Ambulatorium seria a “paixão-meditação-andar” conduzida pelo “corpo-pé” na “cidade-playground”?
Denominações de Helio Oiticica (des)ordenadas numa pergunta que faço.

Preparação:

#1
Procure um lugar no espaço onde consiga soltar o peso.
Espreguice. Ative sua pele.







#2
Balada silenciosa.
Coloque seu fone de ouvido e música. Mova as articulações de baixo para cima.
Pés, joelhos, pernas, quadril, coluna vertebral, ombros, cotovelos, mãos e cabeça.
As articulações dançam o som que entra em segredo pelos ouvidos.
Aproveite para sentir seu “corpo-pé”. Destrinche-o!
Lembre-se: sola do pé é onde bate o coração.
Experimente a conexão entre os movimentos do seu pé e do seu quadril.
Mantenha-se olhando para as outras pessoas do grupo.
Haja e reaja.
Repita, duplique, aumente, desloque, transponha, acelere,
desacelere, diminua o que o outro faz.

#3
“Paixão-meditação-andar”!
Ande pelo espaço.
A pausa é uma possibilidade.
Pare quando quiser. Volte a andar quando quiser.
3 níveis de atenção que se somam.

_primeiro: o seu próprio corpo.
Perceba o tamanho do seu passo.
Conecte-se com a posição dos seus ossos e como se articulam enquanto você anda.
Experimente o peso de um lado para o outro.
Conecte-se a sensações, frio e calor, dor, invisibilidade de alguma parte, respiração.

_segundo: o espaço.
Olhe o espaço enquanto anda. Teto, parede, chão.
O espaço externo expande o espaço interno.
Abra-se.
Luminosidade. Dimensões. Formas. Linhas.
Percurso é ação e desenho, o ato de andar e a linha que atravessa o espaço.
Quais são os seus percursos nesse espaço?

_terceiro: o outro
Olhe os outros corpos enquanto andam.
Perceba o espaço entre eles e entre você e estes corpos.
Perto ou longe, energia e ar que circula.
Contamine-se pelo fluxo dos outros jogadores, por todos que passam, pelo que se move nesse espaço.

Fotos: Camilla Loreta e Papá Fraga
Desenhos: Vânia Medeiros e Olivia Niculitcheff

Um comentário:

  1. wow!!! I've encountered your project really by chance
    thank you! fantastic!!
    francesco careri

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