DERIVA
“Modo de comportamento experimental ligado às condições da sociedade
urbana: técnica de passagem rápida por ambiências variadas. Diz-se também, mais
particularmente, para designar a duração de um exerceicio contínuo dessa experiência".
Definições, Internacional Situacionista
IS n.1, junho 1958
“Um tipo específico de errância urbana, uma apropriação do espaço urbano
pelo vivenciador através da ação do andar sem rumo”.
Elogio aos Errantes,
Paola Berenstein Jacques
O
Coletivo Teatro Dodecafônico utiliza a prática da deriva como uma tática de
reconhecimento e apreensão do espaço urbano e para estruturar suas interferências
nesse contexto. Partimos da noção de deriva formulada pelos situacionistas, em
especial, por Guy Debord, e há muito tempo, praticada por outros tantos
estudiosos e artistas, entre eles Charles Baudelaire, Walter Benjamin, Flavio
de Carvalho, Hélio Oiticica e mais recentemente o grupo italiano Stalkers.
“O
conceito de deriva está indissoluvelmente ligado ao reconhecimento de efeitos
de natureza psicogeográfica e à afirmação de um comportamento lúdico-construtivo,
o que o torna absolutamente oposto às tradicionais noções de viagem e de
passeio. Uma ou várias pessoas que se dediquem à deriva estão rejeitando, por
um período mais ou menos longo, os motivos de se deslocar e agir que costumam
ter com os amigos, no trabalho e no lazer, para entregar-se às solicitações do
terreno e das pessoas que nele venham a encontrar”.
Teoria da Deriva, Guy Debord
“Em
sua unidade, a deriva contém ao mesmo tempo esse deixar-se levar e sua contradição
necessária: o domínio das variações psicogeográficas exercido por meio do
conhecimento e do cálculo de suas possibilidades”
Idem
Inicia-se
aqui uma série de compartilhamentos do processo de pesquisa e aprofundamento
artístico que busca investigar dispositivos e procedimentos para a criação de
uma encenação em deriva, transformando a cidade num espaço de jogo. Surge do interesse
em relacionar a experiência urbana, o teatro performativo, o corpo e o ato de
andar como suportes da investigação.
A
prática da deriva surge para conectar todos estes desejos de investigação.
Organizaremos
aqui as experiências vividas desde março de 2014. O compartilhamento desse
processo faz parte da bolsa MERGULHO ARTÍSTICO, da Oficina Cultural Oswald de
Andrade, concedida a Beatriz Cruz.
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